terça-feira, 24 de junho de 2008

Acabei de fazer 60 anos...

Acabei de fazer 60 anos e a velhice e a morte começam a me assombrar. O que fazer?

É coincidência, mas minha carteira de identidade me diz que também completei 60 anos recentemente. É sempre um marco. Quando eu tinha uns 20 anos, considerava que uma pessoa de 60 era um ancião quase morto. Alguém disse que “a vida é uma doença sexualmente transmissível com 100% de fatalidade”. Mas, como a lepra, é de deterioração lenta, o que nos faz ir nos acostumando com seu avanço. Ou mesmo desfrutando da nossa única idade: estamos vivos. Reparei que minha idade varia, ignorando o que diz o RG. A maior parte do tempo tenho 25. É muito confortável. Em outras horas (ou dias) tenho 17, o que é uma delícia, pois ter 17 aos 60 é ser um adolescente com sustento próprio, sabedoria de vida, sem precisar obedecer ou prestar contas a ninguém. É mais raro, mas às vezes tenho 10. Aí é uma festa de curiosidades, invenções e brincadeiras. Tudo isso com um programa “gente grande” dentro da minha cabeça, que existe exclusivamente para proteger a criança e o adolescente, e deixá-los brincar à vontade.
Minha mãe está com 95 e diz que “a velhice é aquela coisa” (que ela não fala palavrão). Tem suas razões, pois a despeito de uma cabeça ótima, mal vê, mal fala, mal ouve, mal anda. É capaz que a vontade de viver lhe suma, como sumiu de meu pai aos 102. Ele então se retirou para dentro de si e morreu em dois meses. De qualquer maneira, alguém mais disse: “A morte é um momento, e não há de me roubar da vida mais do que isso: seu momento”. (Francisco Daudt - colunista da Folha de São Paulo, psicanalista, Revista da Folha dia 22/06/2008)

17 comentários:

  1. estou nessa tambem, em setembro completo 60 anos,tenho meus medo, o que fazer? 60 anos é curtir doença, é esta perto do fim? como viver livrimente e deixa a vida me levar e fingir as preocupações.

    ResponderExcluir
  2. Farei 60. Resistirei até o ultimo minuto, mas farei. Pra mim tá tudo bem. Pensndo bem, não! As pessoas não repeitam o seu conhecimento, sua lentidão, se faz um gol bonito ninguem lembra ou aplaude...O ultimo a ser escolhido na pela...no trâsito, o engraçadinho de traz buzina quando o sinal abre...em compensação a gente "distila um veneninho" algumas vezes...
    Não porque, Quanto desconhecimento!
    Deus Proteja nossos homens e mulheres.

    ResponderExcluir
  3. Anonimo...
    Ontem 07/04/2011,fiz 60 ano. Ao completar 50 eu me assustei, pois minha cabeça estava muito jovem, cheia de projetos junto com meus filhos e netos ainda quero gravar um cd.
    Não dezistamos de aproveitar cada minuto,cada dia porque : os dias vâo, o tempo passa e a velhice chega,as vistas podem até ficar turvas , mas da infacia JMAIS VAMO ESQUECER.
    Repito o que diz o comentario 2 :Que Deus Proteja nossos homens e mulheres.

    ResponderExcluir
  4. MARIAIVONE
    Estou com 60 anos me sinto muito bem e muito feliz com esta idade ,quantos pessoas amigas infelizmente nao estao mais aqui para curtir os cabelos brancos e tantas lembrancas que posso ter de todos estes anos e os muitos mais que ainda vou viver e curtir meus netos minhas amigas minhas alegrias e tristezas mas uma vida vivida com muito amor e intensamente.que DEUS de a nos sessentoes muitas alegrias e muita saude .

    ResponderExcluir
  5. a 15 de Julho de 2011 também terei 60. Mas é só no BI, porque de espirito continuo nos 18, vá lá 25, melhor afinal sempre são 18, mas, em cada perna. O que temos para fazer no tempo que nos resta é VIVER e SER FELIZES. Foi para isto que viemos a este mundo.Peçamos a DEUS que nos dê força para enfrentara as fragilidades que se aproximam. Que tenhamos sempre por perto alguém que nos possa dar um braço acompanhado de um carinho quando nossas forças começarem a faltar. Não nos esqueçamos que iremos colher o que ao longo deste 60 plantamos. Para todos os de minha idade desejo que NUNCA percam a esperança e a FÉ, que aceitem de coração aberto o que o futuro nos reserva e que saibamos sempre agradecer o que somos e temos.

    ResponderExcluir
  6. 60 anos , isto assusta a gente, parece que sentimos o ultimo carimbo na nossa carteira cerebral, após este carimbo nos denominamos velhos, meus amigos isto é uma fantasia de nossa preocupação, quase tudo se resume neste depoimento sábio acima da Ana Rosalina, temos que considerar que a partir de agora temos uma vida mais livre e tranquila, apesar do tipo de cansaço de cada um, mas somos ainda adolecentes da terceira idade e podemos fazer novas coisa e empreendimentos novos, somos uma mistura de crianças , jovens, adulto, e estamos conquistando o diploma de alta sabedoria da vida, o cérebro não envelhece, agora sim é que vamos desfrutar o melhor da vida, vejamos o Silvio Santos, ainda tem muito fôlego, nós somos meninos perto desta vasta experiencia , vamos então aproveitar, deitar e rolar nesta oportunidade que temos meus sessentões da vida, graças a DEUS chegamos nesta idade, muitos não terão este previlégio, por causa da alimentação de hoje em dia, pelo nosso comportamento ainda viveremos muito, e ainda depois de nosso compromisso aqui, vamos para o céu, porque a juventude de hoje esta fazendo muita estravagança com sua saúde e de brinde comentendo desatinos com suas reputação de moralidade e pecados por aí vái, voceis sabem o que eu estou dizendo.Comportamento diante da presença de DEUS.Abração a todos, gente... somos felizes aos 60.

    ResponderExcluir
  7. Enfim...Cheguei aos 60 anos!!! Tenho dúvida pra todo lado.Questiono tudo. Estou filosofando os contraditórios: O bem e o mal,o hoje, o ontem e o amanhã,a alegria e a tristeza, se vale ou não vale a pena tudo na vida.Sei que sinto prazer em viver, mas as marcas do tempo estão estampadas em meu corpo e me dizem que a vida passou...Ficaram lindas lembranças,outras nem tanto.Hoje, o que vale mesmo são os momentos presentes e a capacidade de transformá-los em prazer e felicidade.

    ResponderExcluir
  8. Tbem cheguei aos 60 e, 11/11/2011. Quero aplaudir aqueles que tentam enganar-se, achando que ainda podem continuar fazendo e pensando como que se estivessem em plena juventude, porém a verdade é bem outra, somos descartados por tudo e por todos, as vezes até por nós mesmos.... Quem dera encontrar alguma coisa que ainda me de inspiração e estimulo pra continuar, não sei para que e nem para onde vou. É isso que vc é aos 60. Voce senta e tenta chegar aos Setenta, um dia por vez. Morrem os pais, morrem irmãos, morrem amigos... nosso sfilhso se vão, por vezes a parceira de vida, e por fim , iremos tbem. Que nossa existência não tenha sido em vão, afinal, tudo passou tão rápido... mal acredito que já esteja nesta fase da minha vida. Assim como chegamos sós, iremos também... Que Deus nos receba de braços abertos e que tenhamos cometido poucos pecados aos olhos dele, porque eu por exemplo tenho muito que pedir de perdão à ele... quiça, uns 60 anos. Me sinto um nada, menos que nada, estou pronto pra deixar isso aqui, a qualquer momento. Fiquem bem.

    ResponderExcluir
  9. Aee povo, vamos ficar animados que 60 é o novo 50 e vamos viver com qualidade por muito tempo ainda .

    ResponderExcluir
  10. Vou fazer 60 anos no dia23/09 eu estou aqui na luta.
    Viver é nascer todos os dia.
    Quando eu acordo, abro a minha janela e digo obrigado Deus!
    E dou bom dia para a vida! Para o sol,para o ar que eu respiro
    Estou falando,andando rindo,brancado, 60 anos é um novo começo
    Buscar a paz espiritual e tudo mais.
    Ass. Lucia Helena S Olivreira.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de completar 60 anos e já estou no maior cagaço. Meu Deus.... aí vou, me segura...
    ass. Haroldo Ferreira

    ResponderExcluir
  12. Vou fazer 60 quarta feira que vem trabalho me divirto na medido do possível e agradeço a Deus por ele ter me permitido chegar até aqui

    ResponderExcluir
  13. Verdade o melhor de tudo é termos saúde paz e Deus pois sem ele não somos nada.marcia luiza

    ResponderExcluir
  14. Verdade o melhor de tudo é termos saúde paz e Deus pois sem ele não somos nada.marcia luiza

    ResponderExcluir
  15. Vou fazer 60 quarta feira que vem trabalho me divirto na medido do possível e agradeço a Deus por ele ter me permitido chegar até aqui

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde fiz 60 anos e comecei a fazer hidroginastica estou amando e comecei a fazer natação para aprender a nadar vida que segue .

    ResponderExcluir