domingo, 6 de setembro de 2009

Hipertensão pode levar a problemas de memória

Sábado, 5 de setembro de 2009, 20h08 Terra

Hipertensão pode levar a problemas de memória

A hipertensão pode levar a infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência renal terminal. E, de acordo com pesquisa publicada na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia, também está ligada à maior propensão de desenvolver déficit cognitivo (de conhecimento) e problemas de memória e de habilidade de pensamento em quem está na meia-idade.


O estudo envolveu cerca de 20 mil pessoas a partir de 45 anos que nunca haviam tido um AVC ou mini-AVC. Desse total, 49,6% tomavam medicamentos para pressão alta e 7,6% apresentaram prejuízo cognitivo.

Os resultados apontam que a pressão diastólica elevada (menor número da leitura da pressão) leva ao enfraquecimento de pequenas artérias do cérebro, o que pode resultar no desenvolvimento de áreas de lesão cerebral. Para cada aumento de 10 pontos na leitura, as chances de ter problemas cognitivos se mostraram 7% mais altas.

"É possível que, com a prevenção ou o tratamento de pressão alta, nós poderíamos evitar o prejuízo cognitivo, que pode ser um precursor para a demência", disse o autor do estudo, Georgios Tsivgoulis, da Universidade do Alabama em Birmingham e membro da Academia Americana de Neurologia, ao site Science Daily.

Os cientistas avisam que mais pesquisas são necessárias para confirmar a relação entre hipertensão e os problemas cognitivos.

Hipertensão
Os adultos são os mais atingidos pela hipertensão - cerca de 30%, como informa a Sociedade Brasileira de Hipertensão. Mais de 50% das pessoas na faixa da terceira idade têm pressão alta. No Brasil, a doença é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

As dicas de prevenção e controle da patologia são manter uma alimentação equilibrada, evitar a obesidade e o sedentarismo, medir a pressão pelo menos uma vez por ano, reduzir o consumo de álcool (se possível, abandoná-lo), deixar de lado o tabagismo e não se estressar. Vale lembrar que os hipertensos não podem parar o tratamento, que é para a vida toda.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Dos 8 aos 80, as melhores atividades físicas para a mulher

É inquestionável que todas as pessoas necessitam de movimentação física, mas nada melhor do que conhecer as particularidades de cada um para personalizar as ações e ter mais benefícios. Portanto, seja pela idade ou pelo sexo, existem diferenças que merecem atenção.


Na infância, muitas brincadeiras e esportes são comuns aos meninos e meninas, mas a capacidade física, gosto pela atividade e intensidade dos esforços serão diferentes. Para as mulheres, a atividade física na fase da infância deve ser mais de recreação e iniciação ao esporte escolhido. Devem ser evitados exercícios de musculação e treinamentos muito cansativos, como os observados na natação competitiva. Esta atenção auxilia no crescimento e desenvolvimento saudável desta fase.

Já a partir da adolescência e na idade adulta, com o desenvolvimento corporal mais estabelecido, torna-se fundamental para a mulher manter uma movimentação mais intensa, para melhorar o condicionamento físico e prevenir doenças que já começam a se relacionar com o sedentarismo. Corrida, caminhada, ciclismo, condicionamento físico e esportes com bola podem ser bem adequados e benéficos, inclusive porque são ótimas alternativas para o gerenciamento do estresse e melhora da qualidade de vida.

Ainda na fase adulta, com a possibilidade de engravidar e ser mãe, a atividade física também é importante antes, durante e depois da gestação. Adequando as cargas de esforço durante os exercícios com a sobrecarga física e emocional próprias desse período, o resultado será uma saúde estável e um ótimo pique.

Já na idade próxima da menopausa, não devem ser esquecidos os exercícios de musculação, aeróbios e de flexibilidade. Nesta fase, pela deficiência de alguns hormônios femininos, existe uma tendência à diminuição de força muscular e uma menor proteção do organismo da mulher aos riscos de doenças cardiovasculares e metabólicas, como o diabetes. Portanto, manter o corpo em forma e em movimento dará a segurança necessária para uma vida muito ativa.

Na idade mais madura, não é tempo de parar, porque a movimentação do corpo mantém a mulher ainda mais saudável e menos propensa às doenças comuns da maturidade. Apesar de uma força muscular diminuída em relação à juventude, é possível manter o vigor físico e mental compatíveis com esta fase da vida. Um bom programa de condicionamento, exercícios aeróbios como natação, caminhada, corrida e ciclismo, musculação e flexibilidade ajudam a mulher a preservar sua saúde e superar desafios.

Fonte: Páblius Staduto Braga Silva, médico do Esporte e coordenador de atividade física da área de Gestão de Saúde do Fleury

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

E agora...51

Pronto, passei meu aniversário no hospital com calculo renal, a pior crise da minha vida, que dor foi aquela.
Agora estou tomando chá de quebra-pedra, antibiótico para a infecção que sempre acompanha a crise e esperando estar melhor para fazer um procedimento de implosão na pedra. A fulana tem 1cm. Não quero correr o risco dela parar no ureter, isso aconteceu em 2006 , acabei tendo que passar por uma cirurgia , isso depois de meses de infecções urinárias recorrentes. Essa vai sair implodida e destruída.
Chato, por que eu estava no maior pique, indo na academia diariamente. Sempre quando vai chegando meu aniversario , que coincide com o verão, eu fico querendo estar ótima.Parece que vou fazer uma prova. Querendo ficar bem na foto. Bobagem...
Minha primeira crise foi aos 19 anos e elas continuam acontecendo com longos intervalos, meus irmãos também tem essas crises.
Sugeriram que eu tomasse arruda batida com cerveja quente, acho que nesse caso ela sairia pela boca...é tiro e queda.
Xô! pedrinha, me deixe!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Castanha-do-Pará

Uma boa alimentação é o segredo para ter uma pele e corpo saudáveis. Muito se fala sobre as vitaminas C e E, o ômega 3 e tantos outros nutrientes que ajudam a manter o equilíbrio do organismo. O que poucos sabem é que a castanha-do-pará, uma semente tipicamente brasileira (tanto que é também conhecida como castanha-do-brasil), ajuda não só a prevenir transtornos musculares, neurológicos e até cânceres, mas também atua na elasticidade da pele, mantendo-a com aparência jovem por mais tempo.


"A castanha fornece magnésio, que intervém na atividade cardíaca e muscular e no funcionamento das células nervosas, bem como na formação dos ossos", explica a nutricionista Carolina Paiva de Freitas, do Santorini Spa. "Também contém ômega 3, que melhora a concentração, a memória, habilidades motoras, velocidade de reação, neutraliza o stress e previne doenças degenerativas cerebrais. Além disso, ele reduz os riscos de doenças do coração", completa.

Outra substância encontrada na castanha-do-pará é o selênio, cujas propriedades nutritivas foram descobertas no final da década de 70 e hoje são associadas, entre outros benefícios, ao retardamento do envelhecimento da pele.

Site do Terra/04/02/2009

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

20 conselhos Harvard e Cambridge

SAÚDE!!!!
As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente

um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a

qualidade de vida de forma prática e habitual :

1- um copo de suco de laranja

diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- salpicar canela no café

(mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral

O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4- mastigar os vegetais por mais tempo .

Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- adotar a regra dos 80%:

servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais,

prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- LARANJA o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- fazer refeições coloridas como o arco-íris .

Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate. .

Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza .

9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente .

As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...

Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11- usar fio dental e não mastigar chicletes .

Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- rir.

Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico:

100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.

Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- não descascar com antecipação.

Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.


14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando.

Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .

15- desfrutar de uma xícara de chá.

O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- ter um animal de estimação.

As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.

Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.

17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.

Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronár ia em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atra´ves de verduras frescas.

18- reorganizar a geladeira .

As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado.

19- comer como um passarinho.

A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
-comer chocolate.

Duas barras por semana estendem um ano a vida.

O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- pensar positivamente .

Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas,

que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos

queridos e mais amargos.

- ser sociável.

Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas

mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- conhecer a si mesmo .

Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter'

têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade

de vida.


'Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados,

os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...

É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:'

'Escolha a melhor forma de viver e

o costume a tornará agradável'!




"Crie bons hábitos e torne-se escravo

deles, como costumamos ser dos maus

hábitos".

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Otimismo e exercícios leves

A expectativa de vida no País, que era de 67 anos em 1991, aumentou para 72,5 anos em 2007, segundo o IBGE - uma diferença de 5 anos e meio. O médico Luiz Eduardo Sampaio acredita que os indicadores sociais estejam relacionados à evolução da medicina e à conquista do saneamento básico em algumas regiões do País.

Mas, além disso, destaca o especialista, para muitos idosos a capacidade da mente de encarar melhor a velhice também ajuda a curar doenças e promover a longevidades. "Está comprovado que o aspecto psicológico pode ser decisivo para impedir evolução de doenças."

No livro A Fonte da Juventude o autor mineiro João de Freitas Pereira destaca que o modo saudável de vida não significa fazer esforço excessivo nem se submeter a uma rotina cheia de sofrimento, mas sim se conhecer melhor, respeitar seu próprio corpo e seus limites. E, sobretudo, deixar o pessimismo de lado.

Especialistas afirmam que não há apenas um segredo para se sentir mais jovem, mas num aspecto concordam: atividade física moderada, que inclua exercícios como alongamento ou hidroginástica, são fundamentais para melhorar a saúde nesta etapa da vida.

Sinta-se mais jovem
- Aceite os limites do seu corpo
- Coma frutas e legumes
- Descubra alguma habilidade e a pratique
- Informe-se sobre novos tratamentos
- Faça exercícios físicos moderados
- Faça sexo
- Procure se socializar em grupos de atividades para a terceira idade
- Seja um pouco vaidoso
- Use protetor solar

domingo, 25 de janeiro de 2009

NUNCA SUBESTIMEM OS IDOSOS...

NUNCA SUBESTIMEM OS IDOSOS... lolololol

Uma velhinha foi ao super mercado e colocou a ração de gato mais cara no
carrinho.

A moça do caixa disse:
- Me desculpe, mas nós não podemos lhe vender a ração de gatos sem provas
de que a senhora realmente tem gatos. Muitos idosos compram ração de gatos
para comer, e a gerência quer provas de que a senhora esteja realmente
comprando a ração para o seu gato.

A velhinha foi para casa, pegou o gato e o levou ao super mercado e eles
então venderam a ração prá gato.

No dia seguinte, a velhinha foi ao super mercado novamente e comprou 12
dos mais caros biscoitos prá cachorro.
A caixa, novamente, pediu provas de que ela realmente tinha um cachorro,
explicando que os idosos costumavam comer comida de cachorro.
Frustada, ela foi para casa e voltou com seu cachorro.

No dia seguinte, a velhinha trouxe uma caixa com um buraco na tampa e pediu
para a moça colocar o dedo no buraco.
A moça da caixa disse:

- Não, pode ter uma cobra aí dentro !!!
A velhinha lhe assegurou que não havia nada na caixa que pudesse mordê-la.

Então a moça do caixa colocou o dedo no buraco, tirou e disse:
- Hummmmmmm..tem cheiro de merda!!!

A velhinha então sorriu de orelha a orelha:
- Agora, minha querida, eu posso comprar três rolos de papel higiênico??